responsabilidade ambiental

Sob qualquer ponto de vista, o mecanismo mais eficiente para conservar a biodiversidade é prevenir a destruição ou a degradação do habitat. Mas para conservar espécies individuais, populações e gens, a proteção do habitat terá que ser complementada por uma ampla gama de outras técnicas, que variam desde programas de manejo de espécies em áreas nativas, até a proteção ex situ mantendo-se assim um banco genético disponível. A abordagem integrada – que utiliza todas estas técnicas – é a chave para a conservação da biodiversidade.

Uma das estratégias mais dinâmicas para coibir o tráfico de animais silvestres é fomentar a criação comercial e, assim, fornecer no mercado animais nascidos em criatórios devidamente legalizados junto ao IBAMA. Tais criatórios cumprem outra importante função na cadeia do tráfico, que é receber, tratar e manter em condições adequadas espécimes provenientes de apreensão que não possuem condições para soltura, sendo as matrizes e reprodutores do criatório.

Em 1997 o IBAMA, no intuito de normatizar estas atividades, promulgou diversas Portarias e instituiu uma Política Pública de fomento à criação de animais silvestres no país. 


Nesse contexto o Criatório Sítio e Haras D’Amato tem como meta as pesquisas sobre comportamento reprodutivo, parental e de desenvolvimento dos filhotes em cativeiro, a educação ambiental e o manejo sustentável - como meios de conservação ex situ. É fruto da parceria entre uma bióloga e um médico veterinário e se dedica com seriedade à reprodução de aves e serpentes.

Ao comprar um animal silvestre com origem legal, além de combater o tráfico e contribuir para a preservação da espécie, você leva para casa um filhote dócil e saudável.

NÃO ADQUIRA ANIMAIS ORIUNDOS DO TRÁFICO, DENUNCIE!

Os animais de companhia podem constituir uma importante fonte de educação, amizade e satisfação, mas dependem inteiramente dos donos no que se refere a todos os aspectos relativos ao seu bem-estar.

 

 REGISTRO IBAMA 564978

 

 

Animais silvestres podem ser comprados legalmente em criadouros
Data: 05/05/2012 - Portal Globo.com - G1


 

 

logo_projeto_casedf   logo_casedf